A Ilha da Trindade Carioca

Há uma espécie de “lenda urbana” de que o nome do bairro da Urca derivaria da abreviatura do nome da empresa que teria feito o aterramento do local (Urbanização Carioca). No entanto, a verdade é que o nome da região deriva diretamente do nome do Morro da Urca, um dos morros da Ilha da Trindade que formam o conjunto rochoso local.

Urca é o nome dado a uma antiga embarcação cargueira muito bojuda. O nome Urca foi conferido ao morto por sua semelhança com o casco da embarcação. Por costume, outras regiões costeiras da cidade também receberam nomes do vocabulário naval, tais como a Gávea e o Leme

Urca já com parte inicial do aterro

Primordiamente os Morros da Urca, o Pão de Açúcar e o Cara-de-Cão formavam um conjunto rochoso separado do continente – a Ilha da Trindade. Foi em 1697 que se fez o aterro, formando um istmo artificial,  que ligou a ilha ao continente e criando a praia do Porto de Martin Afonso, que, posteriormente, passou a ser chamada Praia Vermelha (por consequência do movimento da Intentona Comunista, que se deu no local) onde se abrigava a antiga Escola de Formação de Oficiais do Exército.

Na fotografia acima se vê o aterro inicial e o prédio da Escola de Formação de Oficiais (atualmente demolido) que deu origem a região da Praia Vermelha.

Possteriormente, foram feitos sucessivos aterros que ampliaram o bairro e separaram definitivamente o costão do Morro da Urca das águas do oceano.

O Morro da Urca, originariamente, era denominado “Penedo da Urca”. Penedo é o nome que se dá a uma grande massa de rocha saliente nas encostas, no alto de um morro ou ainda nos mares e no leito de rios e lagos, constituída pelo afloramento de rocha nua.

A área de terra em torno do Pão de Açúcar e do Morro da Urca não existia. Portanto não existiam a Praia Vermelha nem o terreno da Praça General Tibúrcio, que estavam cobertos pelo mar. O Oceano Atlântico comunicava-se diretamente com as praias da Saudade (atual Av.Pasteur) e de Botafogo.

Todo o costão circundando o Morro da Urca e o Pão de Açúcar era banhado pelas águas do oceano, até o pronto da Praia de Fora, encostada no Morro Cara de Cão. A área de aterramento onde posteriormente se construiu o Cassino da Urca, também não existia.

Foi nessa região que aconteceu a “Exposição Nacional de 1908”, magnífico evento com a construção de vários pavilhões construídos especialmente para o evento. [Clique neste link para saber mais sobre a exposição]

img_1070
Exposição Nacional de 1908

Alguns historiadores afirmam que a denominada Ilha da Trindade, formada pelo conjunto rochoso já descrito, foi o verdadeiro local de fundação da Cidade Rio de Janeiro (oficialmente considera-se que a cidade teve início no Morro do Castelo – posteriormente arrasado para a formação do bairro do Castelo e cujas terras deram origem à criação do Aterro do Flamengo. Foi dessa ilha, inclusive, de onde partiram as naus que atacaram a Ilha de Villegagnon e retomaram para Portugal as terras ocupadas pela França Antártica, expulsando definitivamente os franceses da região.

O plano geral de arruamento e loteamento do bairro da Urca somente veio a ser aprovado em 1922.

2 comentários sobre “A verdadeira origem do nome do bairro da Urca

  1. É uma pena que exista tantas histórias nos livros e ainda que estejam registradas lá,possam se tornar fakes! Assim eu me senti agora,relendo outra versão da origem do bairro da Urca e quem estiver ensinado ao 5° ano das escolas municipais em 2020 também se sentirá estranho no mínimo! Será que nunca pudemos confiar nos livros?

    Curtir

  2. Embora o texto mencione que a antiga praia do Porto de Martin Afonso só passou a ser chamada Praia Vermelha por consequência do movimento da Intentona Comunista (que se deu no local em 1935), o mapa ao final da matéria, que seria de 1913(?) já traz o nome de “Vermelha” para a referida praia.

    Curtir

Deixe um comentário